Matrículas Encerradas

Infelizmente as matrículas do Curso Especialista em Incêndios Florestais foram encerradas. Você pode se cadastrar para a Lista de Espera da próxima turma.

privacy Seus dados estarão 100% seguros

Porque ser Especialista em Incêndio Florestal é um diferencial?

A ABNT 16877 traz as novas especializações para o Bombeiro Civil e Incêndio Florestal é uma delas

Há anos no Brasil incêndios florestais são recorrentes e empresas, municípios e agricultores são responsáveis pela preservação. Porém não há quantidade de pessoas capacitadas para selecionar, treinar e gerenciar o combate. Veja 3 motivos para você se especializar

  • Esse poder ser seu próximo emprego

    Pessoas mudam de emprego. Como aconteceu com um aluno meu, ele mudou para um emprego que estava na interface Rural x Urbana e ficou procurando por especialização.

  • Pequenas Cidades Necessitam

    Pequenas cidades são responsáveis para conter os incêndios florestais dentro dos limites geográficos. É muito interessante que essas cidades possuam também especialistas em combate a incêndios florestais próximos que conhecem as particularidades da região.

  • Oportunidade do Mercado

    A nova norma da ABNT 16877 que define as especializações do Bombeiro civil já saiu e a especialização em Incêndios Florestais é uma delas. Essa é uma boa oportunidade de sair na frente no mercado de trabalho.

Treinamento Especialista em Combate a Incêndios Florestais

Teoria e Prática de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Para isso terá como base o Treinamento de Bombeiro (S-130) e introdução ao comportamento em incêndios florestais (S-190) da National Wildfire Coording Grounp. Sob o guia de sistema de qualificação de incêndios florestais prescritos (PMS 310-1) Incluindo uma versão adaptada do curso de Fatores Humanos na Linha de Fogo (L-180).

  • 1. INTRODUÇÃO AO INCÊNDIO FLORESTAL

    O aluno será capaz de planejar a logística baseado na leitura do incêndio. Conhecerá os principais recursos para serem utilizados no combate. Reconhecerá melhor os combustíveis existentes em um ambiente e será capaz de realizar a leitura do tempo meteorológico no incêndio

  • 2. VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE COMANDO DE INCIDENTE

    O Aluno será capaz de receber, planejar e organizar a sua equipe para a primeira resposta ao incidente e utilizar diferentes níveis do sistema de comando.

  • 3. GERENCIAMENTO DE RISCOS

    O Aluno será capaz de reconhecer os riscos, utilizando o processo de análise LCES (Visão, Comunicação, Rota de Fuga e Zona Segura). Serão tratados assuntos relacionados aos fatores humanos na Linha de Fogo (Fireline – L180) e o comportamento humano para os bombeiros e população local.

  • 4. SEGURANÇA

    O aluno será capaz de manter a segurança da equipe e a segurança individual. Para isso abordará temas como: Transporte, Equipamentos de Proteção Individual, Equipamentos de Proteção Coletiva, Segurança no Combate Noturno e Áreas Segura para o Combate.

  • 5. FERRAMENTAS MANUAIS

    O aluno será capaz de fazer adaptação das ferramentas, o uso adequado e eficiente destas, assim como a Manutenção Adequada.

  • 6. DISPOSITIVOS DE COMBATE

    Os dispositivos de uso no combate ao incêndio florestal devem atender requisitos de transporte e versatilidade, para isso, este módulo abordará o uso de dispositivos de queima para combater o incêndio, o uso restrito e abundante de água, os tipos de supressão e operação com bombas.

  • 7. PATRULHA E COMUNICAÇÃO

    A correta comunicação e melhor percepção do que está acontecendo é importante para a garantia um combate adequado e seguro, para isso o módulo tratará de como executar um patrulhamento, comunicar-se através de sistema de rádios de forma adequada e a leitura de Mapas e uma correta orientação por bússola.

  • 8. PROTEÇÃO DA LINHA DE FOGO

    O aluno será capaz de criar os aceiros para inibir a propagação do fogo protegendo a equipe e outros ambientes. Neste modo também será feito a apresentação de materiais perigosos que serão utilizados na linha de fogo. Por último uma percepção da segurança da interface Urbana Florestal.

  • 9. PRÁTICA

    Serão 36 horas de imersão no combate ao incêndio florestal em ambiente simulado. O aluno fará uso de ferramentas e entenderá como fazer a manutenção, fará a preparação e verificação de Zonas Seguras e finalizará com prática de combate ao incêndio florestal.

O Treinamento Especialista em Incêndios Florestais é pra você?

O Treinamento é para pessoas que tem controle emocional e psicológico além de preparo físico para suportar o trabalho na mata.

Nas aulas práticas o aluno será exposto a riscos controlados no deslocamento na mata e será preparado para montar acampamentos, obter recursos da natureza e se submeterem a autoridade no Instrutor.

  • Não é Militarizado

    Apesar de ser muito importante o respeito à hierarquia da liderança do treinamento, não tem relação com filosofias militares.

  • Possui Regras

    Há uma lista de regras do que será permitido na aula prática. O aluno não fica solto e faz o que quiser.

  • Temos Valores

    Nossos valores são Companheirismo, responsabilidade, Alegria. A turma é casca grossa e sem “mimimi”.

O que tem falado sobre nós

Depoimento que nós estamos recebendo

Acredito que esse empenho na criação de um curso voltado para esse tipo de incêndio poderá se tornar um grande salto de qualidade, na qualificação de profissionais do combate a incêndio.

Luis Fernando Alves - Guarapuava, Paraná

Eu gosto muito dos cursos, lives e vídeos explicativos no canal do youtube dele e da forma que ele atende a todos. Sabe muito sobre o conteúdo que se dispõe a passar e tem humildade para aprender aquilo que não sabe. Para mim hoje é uma referência nacional na Segurança Contra Incêndio Brasileira.

Adriano Cirilo da Silva - Engenheiro - Patos de Minas, MG

Fabrício é uma grande referência profissional para nós Bombeiros Civis principalmente quando se fala em prevenção e combate a incêndio.

Alessando de Jesus, BA

Grande profissional parabéns amigo,com um alto nível de conhecimento sabe muito explicar fácil demais,fica muito melhor para o aluno aprender, parabéns amigo.

Gilberto Aparecido de Castro, DF - Brasília

Tenho certeza que será um grande curso de fundamental importância para áreas e cidades serranas. O Fabrício Nogueira tem desenvolvido um excelente trabalho na conscientização da importância da prevenção e combate ao incêndio no Brasil.

Emerson Nascimento de Oliveira - Brasília,DF