
Especialista Prevenção Combate Incêndios Estruturais

Que Profissional é Você na Emergência?

O momento da emergência de incêndio em uma edificação é quando os homens se destacam dos meninos na área de Segurança Contra Incêndio

Estão bem seguros pois fizeram o dever de casa.
Conseguem avaliar o cenário a partir de dados técnicos. Sabem se devem entrar, ou não, em um ambiente afetado sem heroísmos desnecessários.
Os usuários da edificação, através da brigada de incêndio, são direcionados pelas saídas até os pontos de encontro.
Os equipamentos de segurança contra incêndios estão funcionando adequadamente para extinguir ou efetuar a contenção do fogo até a chegada dos bombeiros públicos.
Tudo organizado em um Plano de Emergência onde profissionais de várias áreas identificaram os riscos da edificação.
Caso haja vítimas, esse profissional também está resguardado através de documentos que informou aos seus superiores que havia necessidade de recursos.
O profissional deve passar grande parte do seu tempo pensando em hipóteses acidentais e ter certeza que há um plano bem sólido para que todas as pessoas sejam removidas ordenadamente e em segurança para pontos seguros fora da edificação, além de que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento para evitar que o princípio de incêndio aconteça e que entre em contato com as pessoas.
Mas quais competências esse profissional deve ter para estar seguro para evitar essa situação? E e, ela acontecendo, ter a possibilidade de salvar vidas e o patrimônio?[/text_block]

-
Dinâmica do Fogo
Conhecimentos de engenharia foram transformados em treinamento prático aos bombeiros. Esse conhecimento traz uma extensa visão da teoria do fogo, buscando o conhecimento das principais dificuldades no momento da extinção do incêndio em um ambiente confinado.
-
Comportamento Humano
Entendimento como o ser humano, sendo ele, parte da população fixa, flutuante ou da equipe de emergência se comporta no momento de uma emergência. Isto fará com que os futuros especialistas treinem suas equipes adequadamente, pensando na resposta a ser dada por eles.
-
Equipamentos
Verificar se sua edificação está de acordo com as normas estaduais. Podendo garantir desta forma aos seus superiores que toda a edificação está com o sistema de proteção exigido. Saber diferenciar claramente as medidas de proteção arquitetônicas, tidas como, medidas passivas de proteção; das medidas de proteção ativa.
-
Gestão dos Equipamentos de Emergência
Garantir que os equipamentos instalados estejam prontos para o uso. Elaboração de um programa de confiabilidade dos equipamentos de incêndio; contemplando rotinas de testes, inspeções e manutenções. Implementar o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) voltados à segurança contra incêndio.
-
Plano de Emergência
Conhecer ferramentas para o levantamento dos riscos. Listar respostas adequadas a cada um destes riscos e em caso de um cenário com múltiplos riscos acontecendo ao mesmo tempo. Identificar a necessidade de treinamentos e equipamentos adequados para esta resposta.

O problema qualificação Profissionais Segurança Contra Incêndio

Eu sei bem como é. Eu passei por isso

Eu me formei técnico de segurança do trabalho e caí de paraquedas como supervisor de bombeiros civis em uma grande empresa. Na grade do curso técnico eu não vi muita coisa que me ajudasse no dia a dia. Aí tive que aprender na prática. Segui as normas e processos internos dessa empresa que eram bem rígidos. Isso me deu um bom direcionamento. Porém não é todo lugar que possui esses processos bem estruturados e não há uma referência clara de onde esses profissionais devem buscar esse conhecimento.
E mais, percebi que os bombeiros civis que estavam sob minha supervisão também não tinham clareza das tarefas e funções que eles exerciam. Tudo ficava mais tranquilo porque a empresa tinha um direcionamento bem claro.[/text_block]

Em agosto de 2020 saiu a NBR 16877 que delimita a qualificação do bombeiro civil e percebi que ela pode ser usada pelo TST que está na mesma situação que eu: em um posto de responsabilidade sem saber exatamente o que fazer.
Baseado nessa norma eu resolvi fazer um Curso de Especialização de Prevenção e Combate a Incêndios Estruturais que vão ajudar Bombeiros Civis e TST e qualquer outro profissional a obterem diretrizes sólidas para o seu trabalho no dia a dia. [/text_block]

Curso Prevenção Combate Incêndio Estrutural

O curso de Especialista em Incêndios Estruturais vem responder a uma demanda nacional por profissionais capazes de garantir uma resposta adequada gerenciamento e controle dos riscos de incêndio em edificações.

O curso é montado em uma estrutura modular com carga horária total de 126 (cento e vinte e seis) horas, proporcionando interdisciplinaridade entre assuntos e a flexibilidade de tempo.[/text_block]

-
Percepção do Cenário de Incêndio
Dinâmica do Fogo em Ambientes Confinados. Comportamento Humano e Saídas de Emergência
-
Equipamentos de Proteção Contra Incêndio
A Aplicação Individualizada dos Equipamentos de Proteção. O Gerenciamento dos Equipamentos de Combate ao Incêndio.
-
O Gerenciamento do Risco
A Aplicação do Plano de Emergência e o Gerenciamento do Risco de Incêndio Individualizado
-
Prática
Práticas Avançadas de Percepção e Combate ao Incêndio Estrutural. 16hs de aula prática em Campo de Treinamento de Nível III de acordo com a NBR 14277

O curso de especialista em Incêndios Estruturais foi montado com objetivos de atender a um público específico.


-
Bombeiros Civis
A NBR 16877/2020 apresenta a possibilidade aos bombeiros já qualificados se especializarem em alguns cursos que estão já estão descritos na própria NBR e outros, de acordo com, a necessidade ou demanda. Este curso tem o objetivo de atender a demanda de bombeiros civis que atuam protegendo alguma edificação. Que por algum motivo não conseguem buscar em literaturas estrangeiras, a atualização que trazem os novos estudos e práticas que abordam a segurança contra incêndio para bombeiros
-
Técnicos de Segurança do Trabalho
O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos aponta somente aos técnicos de segurança do trabalho e aos técnicos de prevenção e combate a incêndio, a possibilidade de se especializarem em prevenção e combate a incêndio.
Os Técnicos de Segurança do Trabalho não foram formados adequadamente para a resposta aos acidentes que envolvam incêndios. Alguns se questionam muito de onde buscar conhecimento e como gerenciar todos os equipamentos e equipes de forma a responder prontamente a um princípio de incêndio.

O Centro de Treinamento do Curso


Instrutor da Teex Fire | Carlos Henrique

Carlos é o instrutor da Aula Presencial Curso de Especialista.


Veja o que estão falando sobre nosso trabalho

“Bom, conheci o Fabrício pelo canal USCI no Youtube, pois buscava conteúdos para embasamento sobre assuntos pertinentes à Prevenção Contra Incêndios, então virei um seguidor, pois trazia bons assuntos para agregar conhecimentos. Realizei o Curso de Especialista em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais onde tive a oportunidade de conhecer esta pessoa bacana pessoalmente. Hoje estamos sempre que possível em contato para tentar busca o melhor cenário de Segurança e Prevenção no Brasil.”
SALOMÃO LUCIO DOS SANTOS
Bombeiro Civil e TST | Sete Lagoas – MG

“Eu venho acompanhando os trabalhos do Fabrício Nogueira no YouTube já algum tempo, seus vídeos com conteúdo excelente e muito usado por muitos instrutores não só por Bombeiros e TST como tenho visto no mercado. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente no curso, de sua autoria, baseado nas NFPA e ABNT de Especialista Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Fomos a primeira turma e super recomendo. Como pessoa é um cara muito acolhedor, parceiro, exigente em tudo que faz. Posso afirmar que é uma referência nacional! Só tenho que agradecer a sua amizade e a oportunidade que ele nos oferece na área de prevenção. Eu me considero hoje um Firefighter Hotshot graças ao seu trabalho!
MARCELO CORREA
Bombeiro Civil | Taboão da Serra – SP