Bombeiro Civil, o que faz?

O bombeiro civil é o profissional exclusivo de Segurança Contra Incêndio (SCI) que presta serviço em uma planta industrial, uma edificação ou em um evento, podendo ser pública ou privada.

O exercício da profissão em território nacional foi sancionado na lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, é define o profissional de bombeiro civil como:

Art. 2º - Considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

Veja o vídeo sobre Bombeiros Civis do nosso canal no YouTube :

O Bombeiro Civil é um profissional específico na segurança contra incêndio de uma edificação ou de uma planta.

Na maior parte das empresas será dele a visão técnica dos pontos críticos e a orientação para minimizar ou inibir os riscos relacionados à segurança contra incêndio.



Deste profissional demanda outra necessidade, a gestão dos equipamentos de segurança contra incêndio.

Há dois momentos importantes das instalações dos sistemas de segurança contra incêndio:

1. Cuidado com o projeto de liberação da edificação antes de ser ocupadas, chamamos de medidas de proteção.

2. Cuidado com a edificação ou planta em uso/ocupada.

O bombeiro civil irá atuar no momento da ocupação da edificação, para isso é necessário um bom conhecimento da gestão dos equipamentos e dos sistemas de segurança contra incêndio.

O sistema de segurança contra incêndio é composto por diversos equipamentos, mas o bombeiro civil, na grande maioria, não aprende durante o curso como manter um bom funcionamento ou como orientar o bom gerenciamento.

Por isso há necessidade de aprofundar conhecimentos relacionados aos sistemas presente no ambiente protegido.

Os principais sistemas que devem fazer parte de vistorias internas e rotineiras são:

1 – Extintores de Incêndio,

2 – Hidrantes e Mangotinhos

3 – Chuveiros Automáticos (Atenção, mais conhecido como SPRINKLER)

4 – Sinalização e Iluminação

5 – Detecção e Alarme

6 – Saídas de emergência (rotas de fuga)

7 – Brigada de Incêndio

8 – Compartimentação (Atenção principal voltada para materiais de acabamento)

O Bombeiro Civil não é um brigadista.

A brigada de emergência ou brigada de incêndio é um grupo de pessoas voluntárias ou indicadas, ou seja, trabalha em outros setores  da empresa e sua tarefa principal não tem relação com a segurança contra Incêndio

Ela passa por treinamento de capacitação para executar vistorias promovendo a prevenção dos riscos e em um momento de emergência fará o combate e retirada das pessoas.

O Bombeiro Civil não é um bombeiro militar.

O bombeiro civil tem função muito diferente da função do bombeiro público, a atuação desses dois profissionais deve ser complementar em caso de incêndio.

O Bombeiro Civil deve saber o momento de acionar o Bombeiro Público, tendo em mente o tempo de resposta (tempo entre o acionamento do bombeiro público e a chegada no local da emergência) e os equipamentos que o bombeiro deverá fazer uso para atender aquela emergência



Obs.: O tempo de resposta necessário é aquele em que a ajuda externa, neste caso do bombeiro público, chegará com os equipamentos adequados à sua edificação.

O Bombeiro Civil deve concentrar esforços, na maior parte do tempo, na prevenção, para que o princípio de incêndio não ocorra.

Se o princípio de incêndio acontecer, ele deverá seguir um protocolo estabelecido, que consiste em primeiro orientar a retirada das pessoas, e só depois, iniciar o combate ao princípio de incêndio.

Neste caso, os procedimentos planejados devem estar escritos e claros para toda a equipe.

Neste planejamento deve estar definido o momento correto de acionar Corpo de Bombeiros local e como passar as informações de forma objetivas e clara.

A ABNT prevê o Bombeiro Civil desde 2000, quando foi lançado lançado a primeira ABNT/NBR 14608.

De lá pra cá, a norma passou por algumas correções e relançamentos.

De acordo com a NBR 14608/2007, o Bombeiro Civil deve ter feito treinamento e está capacitado para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências.

Ele vai atuar primeiro na proteção da vida, depois na proteção do meio ambiente e do patrimônio.

Atribuições do Bombeiro Civil

O bombeiro civil deve se dedicar principalmente à prevenção. Vejamos alguns pontos importantes.

  • 1

    Conhecer o Plano de Emergência Contra Incêndio da Planta

    O bombeiro profissional civil assim como a brigada voluntária deve ter pleno conhecimento do plano de emergência. O profissional deve ter bem definido o passo-a-passo para ação no momento da emergência. Não é competência do profissional bombeiro civil implementar o plano de emergência, contudo, ele deve gerar informações que resultem num plano bem contextualizado.

  • 2

    Identificar os Perigos e Avaliar os Riscos Existentes

    Identificar perigos é um exercício fundamental para antecipar suas ações quando for acionado. Relatar os riscos é muito importante para gerar informações especificas para a confecção do plano de emergência.

  • 3

    Inspecionar Cada Equipamento de Combate a Incêndio

    Realizar com frequência uma varredura nos equipamentos de proteção contra incêndio. Se não existir, faça uma planilha com as datas das inspeções. Como medida suplementar de segurança, vá até as empresas que fazem os testes e manutenções e confira ponto a ponto as normas regulamentadoras de cada equipamento.

  • 4

    Registrar Suas Atividades Diárias e Relatar Formalmente as Irregularidades Encontradas, Com Propostas e Medidas Corretivas Adequadas e Posterior Medida De Execução

    Muitos prenvencionistas tem desconhecimento, mas a NBR 14023 exige o preenchimento de registros diários da atividade do bombeiro. Em casos de incêndio, estes registros podem e devem servir de base para a investigação do sinistro.

A NBR 14608

A Quantidade Mínima de Bombeiros Civis

No anexo A, uma tabela possui a quantidade de profissionais exigidos de acordo com o tipo de edificação, grau de risco e área total construída.

Formação do Bombeiro Civil

No anexo B, encontramos o detalhamento do curso e a quantidade mínima de horas para cada parte.

Mínimo de 210 horas de treinamento, sendo 94 horas de aulas teóricas e 116 horas de aulas práticas.

Ainda é estipulado que o aproveitamento mínimo aceitável para conclusão de curso é de 80%.

O treinamento tem validade de 12 meses e deve ser renovado sempre que expirar a validade.

Um ponto importante é a atenção quanto ao uniforme, a NBR 14608 deixa claro que o uniforme não pode ser similar ao utilizado pelo bombeiro militar. No momento do incêndio deve ser possível identificar quem é o bombeiro civil e quem é o bombeiro militar.

Bombeiros Militares

Os bombeiros militares públicos estão associados a instituição de forças armadas. Suas principais funções são: prevenção e combate a incêndio, situações de pânico, busca e salvamento de pessoas e defesa civil.

Bombeiros Voluntários

bombeiro voluntário também é pode ser definido como bombeiro civil (por não pertencer a uma organização militar), mas esse profissional pode atuar da mesma forma que bombeiros militares, como bombeiros públicos.

O bombeiro voluntário que fará atendimento público não está capacitado com base apenas na NBR14608, o objetivo da NBR14608 é outro.

Perceba então que há necessidade de maior capacitação para atendimentos públicos.

Este tipo de atendimento deve estar previsto em leis municipais, estaduais ou federais.

A responsabilidade com estes atendimentos é um outro ponto que não pode ser deixado de lado.

Há uma responsabilidade intrínseca criada com o ato de atender uma vítima ou um chamado de emergência.

Esses bombeiros voluntários compõem a corporação de bombeiros civis, que geralmente são formados por organizações não governamentais (ONGs).

Eles  prestam serviços de forma voluntária sem fins lucrativos.

Simplificando, esse é um bombeiro público, porém não militar.

A primeira cidade brasileira que instalou este tipo de profissional, foi Joinvile em Santa Catarina, cerca de 125 anos atrás.

Há uma estimativa que aponta cerca de 75 cidades entre a região sul e sudeste que prestam o serviço de bombeiros com uma corporação civil e voluntária, seguindo o exemplo de Joinvile.

É importante destacar o trabalho da BUSF – Bombeiros Unidos Sem Fronteiras. Para ter mais informações veja a entrevista com o Bolívar Fundão Filho abaixo.

Você vai entender quais os procedimentos que devem ser seguidos para criar corretamente uma corporação de bombeiros voluntários na sua cidade.

Brigada de Incêndio

A brigada de incêndio é composta de uma equipe que pode ser voluntária ou indicada.

Os integrantes são previamente treinados para participar da prevenção e do combate a incêndio, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

Essas ações são limitadas a empresas, organizações e estabelecimentos.

Foto Bombeiro CivilPara mais informações sobre brigada de incêndio, visite nosso vídeo sobre o assunto (clique aqui).

A Obrigatoriedade do Bombeiro Civil

No Brasil, possuímos uma lei que reconhece o bombeiro civil como profissão, há uma frente parlamentar que estuda o texto para a sua regulamentação.

Há também normas estaduais que quantificam e obrigam a presença desses profissionais em edificações, planta e eventos.

Há ainda a NBR 14608 que orienta a presença deste profissional de acordo com o risco.

Quando falamos sobre obrigatoriedades, devemos entender que as leis e normas, em sua maioria, estão preocupadas em garantir condições mínimas de segurança.

E isso não é exclusivo para o profissional bombeiro civil, mas para todo o sistema de segurança contra incêndio.

Ressalto que o objetivo da segurança contra incêndio é salvar vidas e patrimônios, definitivamente, a prevenção não é o lugar para economias ou aventureiros.

Perceba, a resposta imediata dada pelo bombeiro civil pode ser o ponto que separa o princípio de incêndio de uma grande catástrofe com morte.

Mesmo que a edificação, planta ou evento não exija ter um profissional bombeiro civil, leve em consideração a possibilidade de contrata-lo.

A obrigatoriedade, ou não, e a quantidade de bombeiro civis dependem basicamente de duas variáveis: a classificação de risco da edificação e da área total construída.

De acordo com as normas estaduais essa obrigatoriedade e o dimensionamento são diferentes das exigidas na NBR 14608, normalmente menos rigorosa.

Nos Estados

No Rio de Janeiro, por exemplo, essa exigência está baseada na resolução Secretaria do Estado da Defesa Civil 279 (SEDEC 279).

Essa resolução reúne informações de brigada de incêndio, brigada voluntária de incêndio e bombeiro civil, nela encontramos em qual situação é obrigatório.

Lembramos… se seu estado ou região possui legislação sobre bombeiro civil, você deve seguir ela antes de recorrer a NBR.

O Estado de São Paulo possui a Instrução Técnica 17, na parte 2 ela vai orientar a implementação de treinamento desse profissional.

As IT’s de São Paulo são um material base bem completo e você pode ter como referencia, nesse caso, para dimensionamento e aplicabilidade do profissional de bombeiro civil.

Se seu estado não aborda o tema bombeiro civil, você deverá recorrer a NBR 14608.

Bombeiro Civil Líder e Bombeiro Civil Mestre

O que é Bombeiro Civil Líder e Bombeiro Civil Mestre

Neste vídeo respondo uma pergunta do YouTube sobre o assunto

[Bônus 1] Palestra para Bombeiro Civil: Cultura de Prevenção

[Bônus 2] 8 Dicas Definitivas de Como se Preparar para VAGAS de Bombeiro Civil

 


Fabrício Nogueira
Fabrício Nogueira

Especialista em Normas de Segurança Contra Incêndio com experiência em treinamentos e grandes instalações desde 2010. Fundador do Canal Universidade Segurança Contra Incêndio. Engenheiro Produção Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    19 replies to "Bombeiro Civil, o que faz e Quais os Seus Deveres"

    • […] Bombeiro Civil […]

    • […] queira conhecer essa profissão, clique aqui e veja o post sobre o que é bombeiro […]

    • valerio

      muito bem explicado gostei.

    • Eliane

      Entendi tudo. Muito obrigado, me ajudou bastante.

    • Gostaria de informações sobre o que é a profissão de bombeiros civil.e suas atividades

    • Rafael Soares

      Bombeiro civil de um patrimônio está autorizado a deixar o posto para prestar atendimento na via pública ?

    • Fabrício Nogueira

      Obrigado Valério! Estamos juntos. Abraço.

    • Fabrício Nogueira

      Rapaz, isso você não tem uma resposta sim ou não. Depende do cenário. O bombeiro civil não deve sair na rua fardado procurando alguém para prestar atendimento. Mas imagine o seguinte cenário: O bombeiro está no acesso principal de seu prédio, acaba de passar mal uma pessoa e cai na sua frente, porém está no lado de fora. O bombeiro deve atuar.
      Abraço!

    • Fabrício Nogueira

      Dê uma olhada no Vídeo. https://youtu.be/qj4R3dDOlW0

      Está bem explicado.

    • Fabrício Nogueira

      Depende de como o for acertado o contrato entre o bombeiro civil e a empresa contratante.

      Abraço.

    • Rodrigo leal

      No caso eu trabalho de bombeiro civil num shopping no Rio de janeiro é queria saber como eu faço pra denunciar a empresa q trabalho,por q aqui sou liderado por um supervisor de segurança onde fechamos portas do shopping e ficamos acordado a noite toda sentados de frente para as portas vigiando e fazendo rondas em uma em uma hora,e faltando 3 horas para acabar o plantão ficamos em pé com o shopping fechado olhando pra porta, peço q me auxilie com as minhas normas e soluções,pois temos sala da brigada e não podemos ficar nela.

    • Laiene

      Oq endereço sobre Bombeiro Civil no Brasil?

    • Laiene

      Oq entender sobre Bombeiro Civil no Brasil?

    • Raquel Cordeiro

      Bom dia Sr. Fabrício Nogueira, gostaria de saber o que normalmente cai na prova seletiva pra vaga de Bombeiro Civil?
      Aguardo sua réplica.
      Isaias Cordeiro, de Recife.

    • Nathália Fernandes

      Posso fazer o curso de bombeiro civil e depois fazer concurso pra virar bombeiro militar?

    • Fabrício Nogueira

      Sim, Nathalia, sem problemas. Eu creio que seja a melhor caminho.

    • Fábio

      Legal!

    • Cátia

      Tem uma idade mínima para fazer o curso de bombeiro cívil? Quais são as matérias especificas a serem
      estudadas no cursso ?

    • Gabriela Santos

      Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
      dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos

Comments are closed.